Sendo um dos conceitos mais enraizados no âmbito da construção civil, a construção de estruturas de piscina em betão tem como vantagens inequívocas a sua enorme durabilidade no tempo, mesmo perante situações adversas de inserção, nomeadamente em solos heterogéneos, sujeitos a enorme influência freática, ou de teor químico francamente nefasto. Diz-se na gíria popular que o betão armado é intemporal, e tal comentário possui fundamento.
O betão armado, em todas as suas variantes – betão moldado por cofragem, betão projetado e estruturas de pilares e blocos em betão - são insensíveis a imersão permanente, suportam enormes cargas, possuem enorme resistência á erosão e ação corrosiva dos solos e permitem uma enormíssima liberdade construtiva.
Quando inseridas num projeto bem concebido, o assentamento dos solos periféricos, ou o ‘descalçamento’ por deficiente drenagem, são fatores determinantes na longevidade da solução betão. Atendendo ao conceito de revestimento final a adoptar, assim se deverá conceber a estrutura de forma a a assumir um comportamento estanque idóneo;
• As estruturas realizadas em betão vazado carecem regra geral de complementos de impermeabilização superficial para tal fim, sejam eles impermeabilizantes de base betuminosa, cimentos ou sucedâneos flexíveis, membranas elásticas, resinas ou membranas de base plástica – membranas armadas ou ‘liners’.
• As estruturas realizadas em betão projetado (gunita), as quais são regra geral efetuadas numa só fase, comportam-se por si mesmas de forma estanque, sendo as estruturas mais idóneas para receberem revestimento cerâmico, dado serem as menos susceptíveis a fissuração estrutural.
• As estruturas realizadas pilares, lintéis e blocos de betão, são consideradas as soluções de combate no âmbito piscina. São soluções economicamente interessantes, embora com alguma limitação na tipologia e dimensão da estrutura a conceber. Este conceito de estrutura ligeira em betão armado, tem como principal aliado a utilização de revestimentos de largo espectro flexível como é o caso das membranas armadas em pvc ou dos ‘liners’ (membranas em pvc homogéneo de baixa espessura).